A IMAGEM DO BRASIL EM FOCO

Brasil é o vigésimo país entre os mais admirados do mundo

O consultor britânico Simon Anholt, especialista em imagem internacional de países, concedeu durante o seminário A Imagem do País e a Promoção Turística Internacional, que ocorre em Brasília nesta segunda e terça-feira, a palestra Formação da imagem do país e seus impactos no turismo. Na abertura do seminário, o consultor destacou a posição do Brasil em 20º lugar como um dos países mais admirados no mundo.
A posição de destaque foi conquistada na pesquisa realizada em 2009, por Anholt, que desenvolve o estudo desde 2005 e entrevista mais de 20 mil pessoas no mundo todo sobre a imagem de 50 países diferentes. O evento é promovido pela Embratur e organizado pelo Intituto Marca Brasil.
A 20ª colocação põe o país como o primeiro emergente da lista e o primeiro a conseguir figurar entre os 20 melhores colocados. Encabeçam a lista os Estados Unidos da América, a França e a Alemanha. Anholt explicou a avaliação da pesquisa é uma espécie de “Marca do país”, baseada em seis grandes temas que vão compor um hexágono para representar o Brasil, por exemplo.
Os seis temas são: produtos daquele país, os governos, a cultura nacional, as pessoas, o turismo e os investimentos aliados à imigração recebidos por aqueles países. “Essa imagem, a reputação de um país, é seu bem mais valioso”, avalia.
Posição de destaque, mas frágil: O especialista utiliza um gráfico formado pelos seis temas para explicar que a situação de destaque do Brasil é frágil por estar concentrada especialmente em três fatores, o turismo, a cultura e as pessoas. São três temas que, segundo o consultor, “colocam o país como amado, mas isso não quer dizer respeitado”.
O Brasil é visto como alegre, hospitaleiro e paradisíaco, mas peca quando se analisa o país como um produtor e exportador. A marca não está ligada à competência, eficiência ou alta tecnologia.
“O Brasil acaba lembrado como um país decorativo. Essa é a reputação errada para se alçar ao papel de um importante ator internacional”, analisa o britânico. Outro perigo é a aproximação com a imagem negativa que a população tem da América Latina. Segundo o especialista, a grande maioria da população utiliza imagens um pouco baseadas em clichês sobre a maior parte dos países do mundo. Agora, o Brasil é visto de maneira destacada da imagem do continente.
Potencial: “As pessoas que entrevisto amam a ideia de marcas brasileiras, mesmo que não conheçam nenhuma”, comenta Anholt, que acrescenta que esse é um potencial imenso para a expansão de produtos brasileiros no exterior. O especialista destacou que existe uma terceira marca além da específica do produto. Assim, um aparelho da Sony teria também a marca Japão e um tênis da Nike, uma marca Estados Unidos. 
Porém, um produto com a marca Brasil só conseguiria ganhar destaque pela marca do país se houver um trabalho para melhorar a imagem em todos os seis aspectos. E essa iniciativa deve vir de todos os setores envolvidos no processo, não apenas do Governo ou da iniciativa privada.
Índices: No critério Produtos o Brasil aparece em 26º (era 27º em 2008). No tema Governo, passou de 26º para 24º lugar. Investimentos e imigração, 21º (23º). O destaque fica para Cultura, em que manteve a 10ª colocação. Em Turismo, passou de 13º a 12º. E em Pessoas, saltou de 20º para 17º. Segundo Anholt, a imagem de destaque do país nos critérios Cultura, Turismo e Pessoas é em grande parte responsabilidade do bom trabalho realizado na promoção do turismo brasileiro.
O seminário continua com a presença de outro especialista, agora no tema turismo, o espanhol Eulógio Bordas, CEO da THR - International Tourismo Consultants, empresa líder de mercado na área dos serviços de turismo e hotelaria em Barcelona. O especialista concede nesta terça-feira, dia 30, a palestra Competitividade no Mercado Turístico Internacional, às 10h da manhã.

Disponível em: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/brasil/37156-brasil-e-o-vigesimo-pais-entre-os-mais-admirados-do-mundo.html.

(Por Weruska Mandela)

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4 Response to "A IMAGEM DO BRASIL EM FOCO"

  1. Liga das Turismólogas, on 29 de nov. de 2010, 15:04:00 said:

    A notícia é ótima!!
    Ver que este longo trabalho que vem sendo feito para tornar positiva a nossa imagem para o mundo está dando resultados nos trás motivação para seguirmos em frente. Pena que ainda não somos bem reconhecidos por produtos, governo e investimento, mas já podemos comemorar uma vitória com os outros itens da lista. Cabe a nós, futuros profissionais do turismo, continuar este trabalho em conjunto com os demais setores que fazem parte deste processo.

    (Priscila Galvão)

  2. Liga das Turismólogas, on 29 de nov. de 2010, 16:50:00 said:

    Ao falar sobre o tema "imagem do brasil no exterior", é interessante lembrar que com relação ao tema turismo, vem sendo empreendidos grandes esforços de modo a fazer com que a imagem de um Brasil negativo conhecido como Paraíso sexual seja finalmente extinta.
    Esse retrato que foi exposto ao mundo e intensificado em meados da década de 60, vem sendo contornado e hoje o que se planeja para o turismo do Brasil em oposição do que era proposto, é que o nosso pais seja conhecido e lembrado, como um destino com foco na familia. Portanto, é bem verdade que temos muito o que melhorar, porém é importante ressaltar que já podem ser vistas mudanças a esse respeito.

    (Luiza Galvão)

  3. Liga das Turismólogas, on 4 de dez. de 2010, 17:22:00 said:

    Concordo com Luiza, notícias como essa são o resultado de grandes esforços para estabelecer uma boa imagem do Brasil no exterior. Com destaque para a Secretaria de turismo de Pernambuco, o Convention Bureau e muitos outros órgãos que potencializam a participação em eventos, qualidade nos serviços e parcerias internacionais.
    A satisfatória elevação na posição pode ser considerada um resultado de grandes investimentos na área turística. Porém, serve como incentivo para entidades privadas e públicas a continuarem e aumentarem suas ações no setor.

    Por Vitória Cunha

  4. Liga das Turismólogas, on 8 de dez. de 2010, 12:31:00 said:

    A imagem do Brasil, no exterior, está estereotipada, embora medidas quanto à propaganda e publicidade, bem como a prostituição infanto-juvenil nos principais pólos receptivos, estejam sendo tomadas pela Embratur e o Ministério do Turismo, através de campanhas de conscientização.
    O desafio de construir uma marca que seja assumida por todo o país, para superar o equívoco que nos últimos vinte anos tem sido a imagem do Brasil, ganha vida com a criação da Marca Brasil que passa a representar além da imagem do turismo, a de seus principais atributos de exportação. Resultado do Plano Aquarela, o primeiro na história do país, a nova marca será aplicada em todo o programa de promoção, divulgação e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros, no exterior.
    E duas iniciativas do governo do presidente Lula monitoram, pela primeira vez de forma sistemática, a evolução da imagem do Brasil em instituições, empresas, governos e jornais estrangeiros.
    A mais recente é uma pesquisa qualitativa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sintetizada em indicadores divulgados no mês de setembro deste ano e que serão atualizados a cada trimestre. (a violência foi o que recebeu maior pontuação)
    A outra, é encomendada pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), é uma análise diária do noticiário sobre o Brasil em 48 jornais das Américas, da Europa e da Ásia. Essa análise é usada para "consumo interno" da Área Internacional da pasta, criada em 2009 para promover o país no exterior.

    (Josicleide Lima)

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